terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Surgimento do Seinen Sanca na Visão de um Conselheiro

Olá pessoal,
Para aqueles que não me conhecem, meu nome é Rodrigo Eiji Imaizumi e sou membro do Seinen Sanca desde dezembro de 2007. Sim, faz tempo né? Hehe Bom, por causa disso, me pediram para contar um pouco da história do Seinenkai da ACENB São Carlos, mais precisamente de seu surgimento.
Em dezembro de 2007, um amigo meu lá de Marília, Fabio Henrique Shiga que sabia que eu trabalhava com Origami, me convidou para participar do Kaikan aqui de São Carlos, que estava retomando suas atividades e queriam criar um grupo de Origami, sendo que ele seria o coordenador do grupo de Taiko.
Enquanto trabalhávamos na estruturação e desenvolvimento dos dois grupos, fomos convidados a participar do Seinenkai, o grupo de jovens da Nipo que também estava se formando e teria Fernando Koiti Sako e Fernanda Yumi Wakizaka como presidente e vice-presidente.
Na época, o único que tinha experiência com Seinenkai era o Koiti, que era presidente do Seinenkai de Mairinque. Éramos então um grupo que não sabia direito o que é Seinenkai, nem quais eram nossos objetivos e com poucos membros, apenas Koiti, Yumi, Alero, eu, Takata e Shiga.
Passamos então a estruturar o Seinenkai (criamos o logo usado até hoje e elaboramos um texto explicativo sobre o grupo) e a pensar em um meio de conseguirmos mais membros, de dentro e de fora do kaikan. Foi quando tivemos a idéia de distribuirmos panfletos no dia da matrícula da USP e da UFSCar para os calouros e algum outro aluno que se interessasse. Fizemos isso, pois vimos que muitos universitários vêm a São Carlos com uma “bagagem” de kaikan, ou seja, já participavam de clubes nipo-brasileiros em suas cidades de origem e gostariam de participar também em São Carlos.
Após essa panfletagem, ocorreu o primeiro encontro das pessoas que estavam interessadas em participar do grupo. Esse encontro ocorreu na lanchonete Trem Bão e reuniu mais de 30 pessoas.
O dia em que consideramos como o nascimento do grupo foi o dia 29 de março de 2008, quando foi realizado um churrasco para o pessoal do Seinen onde todos puderam se integrar e se conhecer, foi onde começamos também a dançar o Matsuri Dance!!!!!
A partir desse dia, diante de todos os desafios e eventos em que participamos, o Seinenkai sempre pôde contar com membros que tinham um grande amor pela cultura japonesa e que batalharam muito para a continuidade e desenvolvimento do grupo.  Pessoas que ficam em São Carlos no dia das Mães para trabalhar no Matsuri, que se estressam muito para organizar o Undoukai,  que batalharam ao meu lado para “não deixar a peteca cair” em 2009 (quando fui presidente do seinenkai) e que viram o grupo crescer e aumentar seus contatos com outros grupos em 2010 e 2011.
A todos aqueles que já comandaram o grupo, nosso muitíssimo obrigado! Seus atos, sua determinação e seu amor pelo Seinen jamais serão esquecidos e servem de inspiração para os próximos comandantes. Aos membros, vocês são o motor que impulsiona o grupo e nos fazem acreditar no valor dos serviços prestados à comunidade japonesa e a cada um em particular. Aproveitem cada momento, se desafiem, quebrem barreiras, conheçam pessoas e sempre estejam abertos a prender, pois o Seinenkai sempre foi uma grande escola para a vida.
Nesse ano de 2012, em que o grupo completa 5 anos, me lembro com carinho das muitas memórias que tenho com o grupo e tenho certeza que muitas histórias ainda serão escritas e que ficarão gravadas, para sempre, em seus corações.

Um grande abraço a todos


Texto de Rodrigo Eiji Imaizumi
Coordenador do grupo de Origami da ACENB São Carlos
Conselheiro do Seinenkai da ACENB São Carlos
Ex-presidente do Seinenkai da ACENB São Carlos (ano 2009)

2 comentários:

  1. Aooooooo Eiji! Bonitas palavras que servem de inspiração para que possamos crescer e aprender cada vez mais com o nosso Seinen! Gostei, um dia vou querer dar meu depomento tbm aqui no blog, huehuehueueue Parabéns a Mayu e a Cris, que criaram esse blog, e que ficou muito, mas muito bom mesmo! Que continuemos o nosso trabalho, aprendendo e se divertindo sempre! SEINEN SANCA!!!!!!!!!!!!!BANZAAAAAAAAIIIIIIIIII!!!!!!!!!!

    Hideo

    ResponderExcluir
  2. Realmente, belíssimas palavras, Eiji!!!
    Lendo esse texto também lembrei das muitas coisas que passei junto ao grupo, apesar de ter entrado em 2010 no seinenkai.
    O seinenkai foi uma das forças maiores que me manteve em São Carlos!
    E me ajudou MUITO a crescer como pessoa, me ajudando a vencer um dos maiores obstáculos que acredito que foi/seja também para muitos...TIMIDEZ.

    Só tenho a agradecer.
    E assim como o Hideo, um dia eu também vou querer dar meu depoimento aqui!

    Hiroshi.

    ResponderExcluir