quarta-feira, 22 de maio de 2013

Integração 2013, "Um Momento, Uma Oportunidade"

E aí gente, tudo certo?
Bom, dessa vez venho escrever no blog pelo Murilo Fabricio mesmo, não só secretário de Marketing do Seinenkai de São Carlos, mas membro do Seinen Sanca que foi apreciar o Integração 2013!

Vim parar aqui hoje escrevendo esse post porque tive a oportunidade de ir nesse evento, acabei querendo muito ir e fui. Essa vontade de ir veio de outros membros do Seinen que falaram sobre suas experiências nesse tipo de evento, o que acabou despertando muito interesse em mim.

Integração:
Agora sobre qual tipo de evento estou falando? Bom, no caso do Integração é um evento de ...... Integração! Pois é, difícil de acertar né. Mas não só um evento de Integração, foi um momento onde pude me retirar por algum tempo de toda aquela rotina do cotidiano, onde pude trazer não só amizades e lembranças, mas um pouco de aprendizado também.
O convite veio para o Seinenkai daqui de São Carlos com algumas vagas oferecidas para nós. Os diretores repassaram o convite para todos os membros e os que tiveram interesse foram falar com eles para participar. No caso, eu, o Wendel e o Antônio.

Placa do evento feita em uma atividade com a assinatura de todos os participantes.


Dados sobre o evento:
O Integração é um evento que ocorre em Mogi das Cruzes, organizado por uma comissão. Esse ano o local foi a Associação dos Agricultores de Cocuera, um dos kaikans de Mogi. Ele ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro e o tema era "Um Momento, Uma Oportunidade".

Pátio externo do kaikan.


Antes:
Como haviam me aconselhado antes, tentei ir para o evento sem muitas expectativas para não tentar cumpri-las ou ficar desapontado com alguma coisa durante ele. Porém com uma coisa eu fui, muita Disposição para conhecer novas pessoas, tentar sair um pouco da minha zona de conforto, tentar vencer um pouco a timidez e aproveitar ao máximo o que seria colocado a minha frente.

Durante:
Foi muito bom ter saído daqui de São Carlos com o pessoal e ir para Mogi juntos, já ajuda a motivar a participar de tudo isso. E depois de uma viagem bemmm cansativa, fomos muito bem recepcionados no local.
A comissão organizadora estava bem animada e foram bem simpáticos com todos. O evento logo começou com atividades de integração, como ter que se apresentar para todo mundo em uma grande roda para ganhar sua caneca. Logo pude ir conhecendo várias pessoas e então percebi que a maioria do pessoal dali era muito gente boa. Assim dá mais ânimo para ficar nesses locais né. O "Dia de 50 Horas", como eles chamavam, estava começando e eu precisava aproveitar ao máximo cada segundo, como se fosse um dia só.

Primeira atividade do evento para cada participante ganhar sua caneca.

Durante todo o evento teve então várias atividades para nos conhecermos melhor, mas sempre com a premissa de conhecer pessoas Novas. Uma forcinha da organização era espalhar placas com nossos nomes nas mesas das refeições ou nos reunir sempre em grupos de pessoas que não se conheciam direito. Algumas atividades eram Quebra-Gelos (QG não é Quartel General como eu pensei inicialmente -.-' heheheh) e algumas outras para você realmente conhecer melhor uma pessoa, conversando com ela sobre alguns assuntos mais pessoais. Toda refeição possuía uma atividade de mesa também e a mesa perdedora sofria algum castigo. Pois bem, eu participei de praticamente todos os castigos, menos um X.X hehehhehe. Isso era muito divertido também e sempre ajudava bastante a integrar o pessoal.

Torcida de mesa em uma das refeições.

E também teve atividades de reflexão, parte do evento onde você pensava melhor sobre você, sobre seus amigos, sua vida, sobre os outros e tudo mais. Mais puxado para o tema, claro, foi muito bom ter essa parte de reflexão também, para dar uma reorganizada nos pensamentos logo no começo do ano.

Uma dança da cadeira um pouco diferente.

E alguns fatos interessantes que aconteceram nessa versão.
Em uma janta tivemos Sukiyaki *.* que por sinal estava muito³ bom. E na mesma noite tivemos um pequeno show de fogos de artificio. Poxa, essa comissão fez muito bem.

Conclusão:
Resumindo, o evento foi muito bom! Valeu muita a pena, cada centavo gasto em passagem ou na inscrição foi muito bem retribuído nas mais diversas formas, como sorrisos, risadas, boas lembranças, novas amizades, novos pensamentos, entre várias outras.
Gostaria de agradecer a todos os participantes, porque com certeza cada um foi essencial para que meu "Dia de 50 Horas" tenha sido o melhor possível.

Foto oficial com todos os participantes.


Depois (o que senti):
Bom, já a minha opinião pessoal.
Eu sempre gostei muito das apresentações que o pessoal do Seinenkai fazia e sempre tive muita vontade de ir em algum tipo de evento assim. Porém sempre surgia algum imprevisto que me incapacitava. Nessa vez, entretanto, a oportunidade apareceu e eu pude optar por aproveitar ela, apesar de toda a dúvida que você sempre encontra ou nervosismo. Estava seguindo o tema do evento sem ao menos saber já.
Mesmo não criando muitas expectativas, fiquei muito ansioso quando chegou perto da data. Lá no evento realmente fiz o que queria, aproveitar ao máximo e conhecer novas pessoas. E as reflexões sobre uma única oportunidade realmente me fizeram bem.
Para mim o momento em que fui para o evento coincidiu muito bem com parte do que acontecia comigo. Quando entrei na faculdade (em 2012) eu havia entrado com um pensamento bem ao contrário do que tinha hoje. Sou uma pessoa tímida e que tem dificuldades em fazer novas amizades e por causa disso eu comecei minha vida de universitário pensando "Ah, se não fizer amigos na faculdade, tudo bem. Já tenho vários amigos por fora mesmo." Após ter feitos minhas amizades que tenho hoje na faculdade, me questionei "Por que eu pensei daquele jeito? Olha o que eu poderia ter perdido se seguisse o que pensava." Perto do Integração já estava com outro pensamento, antes mesmo de ir no evento, "Quero conhecer sempre novas pessoas quando tiver oportunidade. Fazer amigos nunca é demais."
Pois bem, passou todo o Integração e toda a reflexão, incluindo sobre amigos, e entendi que realmente era esse rumo que deveria seguir. Aproveitar sempre as oportunidades que me são postas a frente, nunca se sabe se as terei novamente ou no que elas me proporcionariam.
Com certeza isso foi o que mais me trouxe de bom do evento. Um aprendizado que pude conquistar na base do convívio com outras pessoas e de muitas lembranças boas.
Espero poder lembrar sempre do que aprendi e vivenciei no evento.

Para finalizar:
Eu queria PARABENIZAR demais a Comissão Organizadora do Integração 2013. Sério, vocês fizeram multiplicação do dinheiro, não é possível! Além de toda a disposição que vocês tiveram para que ele acontecesse e de toda a energia que gastaram para fazerem tudo acontecer. Vocês me fizeram ter vontade de ir em mais =D.
Porque nós vamos com muita... FÚRIA!
Espero que quem tenha a oportunidade possa ir também. Se tiver alguma dúvida sobre como é pode falar comigo ou com um dos outros dois que foram comigo. ;D

Momento de agradecimento da Comissão Organizadora.

Isso aí, Seinen Sanca se disseminando pelo estado de São Paulo \o/
Somo Nozes!

Post by: Murilo
Fotos by: Comissão Organizadora Integração 2013.

domingo, 5 de maio de 2013

Panfletagem nas Universidades

O Seinen Sanca é um grupo com fluxo anual de membros, alguns se formam e outros chegam em São Carlos para começar a faculdade na UFSCar ou na USP. É por isso que reunimos nossos membros e fomos recrutar calouros para o Seinenkai!!
E que maneira melhor de chamar novos membros pela matrícula de quem chega em São Carlos para seguir mais uma etapa na sua vida?
Não somente juntar novos membros no seinenkai, mas apresentar brevemente os grupos da Nipo, como o Yosakoi, Origami, Karaokê, Nihongo, Tomo no kai, Taiko, Go e Shodô. E uma breve explicação do que a gente faz como seinen. Ajudar nos Matsuris, representar o grupo em eventos de integração, undoukai, ação jovem e etc
Na UFSCar, o seinenkai esteve presente nas panfletagens dos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada, respectivas chamadas de exatas, humanas e biológicas.

No dia 18 de fevereiro ocorreu a matrícula na USP de São Carlos! O Seinenkai esteve presente para receber os calouros.


Nós do Seinenkai agradecemos a todos que nos deram uns minutos de sua atenção. O objetivo da panfletagem é primeiramente tentar acolher a comunidade nipo que está pra chegar em São Carlos. Muitos dos que vieram pra esta cidade estão saindo a primeira vez de casa, e podem se sentir inseguros, principalmente para os pais que tem uma relação com algum kaikan da sua cidade.
Porém, o seinenkai não segrega os não-descendentes de participar do grupo. Todos estão convidados a aparecer lá :D
Reuniões todas as quintas, no kaikan, 19h30

Seinen Sancaaaaaaa BANZAAAAAAAAAAAAIIIII!!!!