O 5ª São Carlos Matsuri ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de maio na praça do mercado municipal. Esta é a maior festa da comunidade japonesa de São Carlos e conta com a participação do público local e das entidades ligadas à cultura japonesa na cidade. A culinária japonesa foi destaque, além das apresentações de danças típicas, músicas, taikô e outras manifestações culturais por parte de grupos da cidade e grupos de cidades convidadas.
Tori na entrada do matsuri com os galhos de tsurus remetendo a Brasil e Japão |
A ACENB São Carlos teve uma participação importante neste evento, no entanto o trabalho começou bem antes e durou o evento todo, com toda a preparação e picação de vegetais para o yakisoba e tempurá, cozimento do macarrão e o preparo do sorvete frito nas dependências da sede social da nipo e com as barracas de comidas no matsuri.
Os membros dos grupos da nipo se esforçaram bastante e puderam desfrutar de momentos que evidenciaram a cooperação e animação dos grupos com a realização do evento. Arigatou a cada um que colaborou e que trabalhou antes e durante o evento!
Picação na nipo |
Pessoal nas barracas de yakisoba, sushi e doces, tempurá, sorvete frito e etc. |
Além das comidas, neste ano a ACENB ficou responsável pela decoração do evento. O grupo de Origami da ACENB coordenou a confecção de 2500 tsurus e montou os galhos e cordões que enfeitaram a praça do mercado onde occorreu o matsuri. O Origami contou com a colaboração de: Kodomo-no-kai, ASCK, Yanagi Taiko e associados da ACENB São Carlos. Arigatou a todos que colaboraram para deixar nossa festa muito mais bonita!!!
Galhos e cordões de tsuru. Decoração by Origami ACENB São Carlos. |
O 5º Matsuri contou com diversas atrações da cidade de São Carlos e de outras cidades. No dia 11, sexta, no dia de abertura oficial, as atrações foram: Kaizen Yosakoi Soran e Yanagi Taiko, ambos grupos da ACENB São Carlos. O sabádo iniciou as 11h30min com o Radio Taissô puxado por dois membros do seinenkai da ACENB São Carlos: Caio Miyazaki e Gustavo Shinji. Nesse dia, houve apresentação do Bon Odori do Fukushima-ken de Atibaia, do Grupo de Kendô de São Carlos, do Wadaiko e Minyo de Registro, do Odori de Ribeirão Preto, do Odori e Karaokê de Guatapará, do Shishimai e Taiko Okinawa de Campinas, e o grupo de música pop e moderna Pop Soul. O dia 13, domingo, foi a vez dos grupos de São Carlos, houveram apresentações do Kodomo-no-kai, do Daisuki Karaokê, do Yanagi Taiko, de Odori e Bon Odori com o Tomonokai.
Atrações do Matsuri: Kaizen Yosakoi Soran, Yanagi, Daisuki Karaokê, Kodomo-no-kai e ASCK. |
Atrações de cidades convidadas. |
O grupo de Origami da ACENB São Carlos, além da decoração, teve sua própria barraca no evento, onde ficaram expostos trabalhos do grupo nos vários níveis de origami e foram vendidos cartões em kirigami, omamoris, chaveiros e outras peças confeccionadas pelo grupo.
Exposição dos trabalhos do grupo de Origami |
Produtos à venda na barraca do origami. |
E como sempre, para encerrar o evento com muita animação e fazer o público dançar, teve o Matsuri Dance puxado pelo Seinenkai da ACENB São Carlos.
Matsuri dance puxado pelo Seinen Sanca |
Após o Matsuri Dance, fizemos uma roda e os diretores agradeceram, muito emocionados, todos do Seinen que ajudaram no Matsuri.
Seinenkai reunido no final do evento |
Após o evento, muitas pessoas do Seinen e da ACENB ajudaram na organização. Para descarregar as bebidas que sobraram, foi feita até uma corrente.
E novamente, o São Carlos Matsuri foi um sucesso, com muita animação, comidas japonesas e muita cultura japonesa no palco e em toda a praça. O envolvimento de todos da ACENB em todas as etapas do evento foi uma ótima experiência e trouxe aos grupos um sentimento mais forte de união, espírito de equipe. Minna-san, hontou ni arigatou a todos da ACENB São Carlos e especialmente ao seinen sanca que esteve, mais uma vez, presente e colaborando. Podemos dizer que super valeu a pena a dedicação de todos.
Doko kara
Koko made
Chikara wo
Awasete..
SEINEN SANCA...BANZAAAAAAI!!!!
post by Cris, Paulo e Mayumi
photos by Fundação Pró-Memória, ACENB, Paulo Tokobaro, Rodrigo Imaizumi e Mayumi Kawamoto